Tuesday, January 27, 2009

"Soldados Cristãos"

Conceito do dia: Epistrophé - "todo fenômeno tem um modelo arquétipo para o qual voltar, reverter, retornar" (Hillman). "Levar as formas sensíveis de volta para as formas imaginativas, e daí lançar-se para significados mais elevados". Esta leitura inicial serviu para se aproximar de outro conceito, a idéia de Pothos: a nostalgia do puer aeternus. E algumas característica que me são pertinentes, referentes ao arquétipo. "O puer não suporta a falta de direção, com tempo e paciência..." ( e daí minha fala recorrente - "você precisa ter calma"). "...Não sabe quase nada das estações e da espera (e daí minha vontade em Salvador de tatuar a imagem das quatro estações). E quando deve descansar ou retirar-se de cena, então parece estar preso num estado atemporal, inocente dos anos que passam, em desarcodo com o tempo (e daí minha necessidade de numerar os tempos em Juazeiro, que passo na tentativa de me retirar de cena de um série de situações) Seu vagar é como o vagar do espírito, sem ligações, não como uma odisséia da experiência. Vagueia para gastar ou capturar e para incendiar, para tentar sua sorte, mas não o objetivo de voltar para casa (e daí um monte de coisas, esta é uma idéia muito central). Nenhuma esposa espera; não tem filho algum em Ítaca. Como o senex, não escuta, não aprende" ( isso é bem interessante, que o aprendizado vem da união senex-puer, e como estou num momento denso, tomado pelo senex, isso quer dizer que o "senex está no cerne de qualquer complexo ou governa qualquer atitude quando esses processos psicológicos passam a sua fase final) pela manhã ao ouvir a música "sem fantasias", sentia como se fossem um apelo ao lado criativo, na qual estava completamente enxarcado pela secura, noite, frieza do complexo senex. O senex é a morte do preenchimento e da realização, que pode ser produtiva, potencial ou perigosa a depender, pois pode-se se passar por um processo endurecedor da consciência. Ouvir as músicas algumas vezes, um chamado para equilibrar este exílio da vida e me lançar a rua equilibrado pelo puer. "O senex negativo é o senex separado de seu próprio aspecto puer. Ele "perdeu" sua criança". Mas confesso que sempre tenho dificuldade de assimilar o lado negativo do puer, por que será? Acho que é um bom momento para começar a enteder.
Fico feliz com estas leituras, que bom que não me paraliso com os "soldados cristãos".

No comments: