Thursday, August 16, 2007

A superior maestria do riso

Miró: La sonrisa de una lagrima

Um dia um amigo me falou que lembrava de mim pelo riso. Outros sabem que estou presente em espaços públicos quando ao longe ouvem meu rosnado riso, outros criticam, acham estranho...me deparo com este texto de um filósofo alemão que me identifico sobremaneira.



“Apesar daquele filósofo que, exatamente como um inglês autêntico, procurou desacreditar o riso para todas as cabeças pensantes - ´o riso é uma doença triste da natureza humana da qual todos os pensadores deveriam fazer um esforço para se libertar´ (Hobbes) – permito-me estabelecer uma hierarquia dos filósofos segundo a qualidade de seu riso, colocando no ápice os capazes de um riso dourado. Admitindo que os próprios deuses cultivem a filosofia, o que várias conclusões levam-me a crer, não duvido, também, que eles, filosofando, saibam rir de um modo novo e super-humano, às custas de todas as coisas sérias. Deuses são brincalhões: parece que, mesmo durante a celebração dos ritos sagrados, não podem segurar o riso”. Nietzsche.









No comments: